MENSAGEM

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sábado, 30 de junho de 2012

A leitura e a escrita digital

A leitura e a escrita digital
                                                      Profª.Sinara Morais Antunes

As novas tecnologias de comunicação e informação formam um novo recurso, que aliado às práticas tradicionais dos métodos de ensino e aprendizagem, podem permitir aos professores um aumento expressivo em suas práticas pedagógicas, melhorando e aprimorando as suas aulas.
A partir de então, as escolas passam a assumir uma nova finalidade ou função na sociedade além de estar equipada em seu espaço físico, os educandários  necessitam investir na formação de seus professores, e na maneira de como cada professor pretende aplicar e a trabalhar com as  ferramentas tecnológicas.
Entre as funções estabelecidas para escola, segundo Vieira, Almeida e Alonso (2003, p.33), para o uso das novas tecnologias na escola,  podemos relacionar as seguintes:
• Formar os cidadãos participantes, ativos, conscientes do social;
• Formação da capacidade cognitiva, afetiva, sociais e morais dos indivíduos, tornando-os capazes de conviver com a diversidade;
• Propiciar o desenvolvimento de habilidades cognitivas para pesquisar, escolher, selecionar informações, criar, desenvolver ideias próprias, participar, etc.
• Propiciar o desenvolvimento de capacidades, habilidades e atitudes, oferecendo ambientes de aprendizagem e oportunidades de vivência;
• Preparar o aluno para ingressar no mundo do trabalho, propiciando o desenvolvimento de habilidades gerais, de competências amplas, compatíveis com a versatilidade, capacidade de ajustar-se a novas situações de trabalho.
Mas, não podemos nos esquecer de que a nossa escola ainda é muito tradicional; E a cultura letrada está muito presente na maioria dos materiais didáticos, como livros didáticos, apostilas, textos de jornais, revistas.
Como o auxilio dos meios digital, e aqui sito a pesquisa na internet é possível ensinar o nosso aluno a realizar excelentes pesquisas, que em muitas vezes não teríamos acesso em livros. Com isso, os ganhos são muitos, apenas precisamos desenvolver em nosso aluno o interesse pela realização de uma pesquisa bem feita, ou seja, que o aluno ao pesquisar não seja apenas um aluno que utiliza o control+c, control+V, mas que seja capaz de fazer leitura do que realmente interessa no texto, e que a partir da sua leitura produza o seu próprio texto, reformando as suas escritas com citações de autores que já escreveram sobre determinado assunto.
A partir de então, o aluno no momento que entender a importância de ele mesmo realizar a sua escrita, e com a disponibilidade de utilizar um editor de texto para realizar esse trabalho, ela terá muito mais  facilidade e agilidade  em realizar as tarefas solicitadas pelos professores.
Nós professores precisamos utilizar em nossas aulas o recurso tecnológico, e buscar para que todos os nossos alunos tenham acesso na escola, pois no momento em que buscamos aprimorar os nossos conhecimentos, devemos estar aberto as novas tecnológicas, pois a sociedade e a geração de jovens são digitais, e a escola não deve ficar excluída dessas mudanças.

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