MENSAGEM

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sexta-feira, 2 de novembro de 2012

AUSUBEL (1918-2008)
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
  



CURSO: Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD);
COMPONENTE CURRICULAR: Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos
da Educação;
DOCENTE:  Prof. Msc. Gilmar de Azevedo;
DISCENTE:  Sinara Morais Antunes



  
1- Bio bibliografia do autor
- Nasceu em 25 de outubro de 1918, de família judia e pobre, imigrantes da Europa Central;
      -Formado em psiquiatria
     - Foi professor Emérico da Universidade de Columbia- Nova Iorque;
      - Dedicou- se a psicologia educacional;
      - Representante do cognitivismo.


2   Contribuições
      O pensador  Ausubel, contribuiu com a teoria  aprendizagem significativa, onde distingue três tipos gerais de aprendizagem: Cognitiva, afetiva e psicomotora.
Ele focaliza principalmente a aprendizagem cognitiva.
      Para Ausubel aprendizagem significativa é um processo de ensino necessita fazer algum sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno. O autor entende que a aprendizagem significativa se verifica quando o banco de informações no plano mental do aluno se revela, através da aprendizagem por descoberta e por recepção. O processo utilizado para as crianças menores é o de formação de conceito, envolvendo generalizações de interesses específicos para que, na idade escolar já tenham desenvolvido um conjunto de conceitos, de modo a favorecer o desenvolvimento da aprendizagem significativa. Esses conceitos deverão ser adquiridos através de assimilação, diferenciação progressiva e reconciliação  integrativos de conceitos.
       Ausubel sugere para esse processo, a utilização de organizadores prévios para, de fato, ancorar a nova aprendizagem, levando o aluno ao desenvolvimento de conceitos subsunçores, de modo a facilitar a aprendizagem subseqüente.
      O papel do professor na aprendizagem significativa envolve pelo menos 4 tarefas fundamentais e importantíssimas que são: -Identificar a estrutura conceitual e proposicional da matéria de ensino; -Identificar quais os subsunçores (conceitos, proposições, idéias claras, precisas, estáveis) relevantes à aprendizagem do conteúdo a ser ensinado; -Diagnosticar aquilo que o aluno já sabe; determinar, dentre os subsunçores especificamente relevantes, quais os que estão disponíveis na estrutura cognitiva do aluno;-  Ensinar utilizando recursos e princípios que facilitem a aquisição da estrutura conceitual da matéria de ensino de uma maneira significativa.
  
3     Método
-Cognitivismo;
-Aprendizagem significativa;
- diagnóstico em cima do que o aluno já sabe.

4     Obras

Ausubel, D. P. Educacional Psychology: a cognitive view – Nova Iorque – 1968
Ausubel, D. P. Nova K – H. Educational – Nova Iorque - 1978
Ausubel, D. P. Nova K – Hanesian . H . – Psicologia educacional – 1980.




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