MENSAGEM

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sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TEORIA DA APRENDIZAGEM DE VYGOTSKY

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA CRUZ ALTA

















TEORIA DA APRENDIZAGEM

Vygotsky (1896 – 1934)










CURSO: Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD);
COMPONENTE CURRICULAR: Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos
                                                                      da Educação;
DOCENTE: Prof. Msc. Gilmar de Azevedo;
DISCENTE: Sinara Morais Antunes.











Cruz Alta, outubro de 2012

1        Bio-bibliografia

            Vygotsky (1896-1934) , professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, e nasceu em Orsha, pequena cidade da Bielorrusia em 17 de novembro de 1896, viveu na Rússia, quando morreu, de tuberculose, tinha 37 anos. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

2        Contribuições de Vygotsky
       Vygotsky destaca que o ensino só é efetivo e eficaz quando se adianta ao desenvolvimento: a qualidade do trabalho pedagógico está, portanto, necessariamente associada à capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno.
       Para, o autor a família, é entendida como o primeiro contexto de socialização, exerce indubitavelmente enorme influência sobre a criança e o adolescente.
        Segundo a teoria  Vygotsky, os bons profissionais da educação, os professores eram aqueles que conseguiam atuar na zona de desenvolvimento proximal de cada um;          O que comprova as teses da abordagem histórico-cultural: não é qualquer ensino que promove desenvolvimento, pois a aprendizagem não é restrita apenas a dimensão cognitiva, mas também a afetividade, emoções e as relações interpessoais, entre professor e aluno.
- Ele, destaca especificamente a questão da Cultura quando discute o problema do desenvolvimento da criança, ao analisar os trabalhos dos psicólogos do seu tempo, chega à conclusão de que o que faltava a eles era entender a natureza do desenvolvimento das formas superiores de conduta, objeto da sua pesquisa. Para ele “Cultura é, simultaneamente, o produto da vida social e da atividade social dos homens”.
- As ideias de Vygotsky permitem transformar a incapacidade de estudar a si próprio, gerada pelo conflito entre observador e observado, em capacidade, quando se considera o espaço das relações entre as pessoas, da linguagem e da cultura, como lugares privilegiados para investigar a mente humana.
- Do ponto de vista de Vygotsky e da sua escola de pensamento, as perguntas relacionadas a como ocorre o desenvolvimento, ou aos fatores que o determinam, devem ser respondidas tendo em vista que o desenvolvimento humano é um processo em um produto social, e a aprendizagem é a novidade que o antecede e provoca.
- Interessou-se pelos processos de desenvolvimento de crianças com deficiências sensoriais e mentais, nesse sentido, a tese do desenvolvimento cultural, em vez de centrar a atenção na noção de defeito ou lesão que impede ou limita o desenvolvimento, coloca o esforço em compreender de que modo o ambiente social e cultural pode mediar as relações entre as pessoas com deficiência e o meio, de modo que elas tenham acesso aos objetos de conhecimento e cultura.

3  Método de Vygotsky
- Estudo dos processos de formação de conceitos e a diferenciação entre conceitos cotidianos e científicos;
- Pesquisa das Formas Culturais de conduta;
- Investigação, analise e pesquisa no dia a dia dos indivíduos em desenvolvimento;
- Linguagem simbólica (signos) desenvolvida pela espécie humana, estabelece uma relação de mediação entre o homem e a realidade;
- Desenvolvimento da aprendizagem através da Zona de desenvolvimento Proximal, que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto, criança mais velha ou com maior facilidade de aprendizado, etc.), é, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido.

4 Obras de Vygotsky
- O manuscrito de 1929: temas sobre a constituição cultural do homem- 2000;
- A formação social da mente -1984;
- Aprendizagem e desenvolvimento escolar- 1988.

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